segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crítica ao livro "Triunfo dos Porcos", de George Orwell

   George Orwell (pseudónimo de Eric Arthur Blair), retrata neste livro a vida numa quinta e a interação entre animais e humanos. Mas a história não é tão simples como parece: por detrás deste livro há uma mensagem política, em que o autor se opõe à política stanilista (ele apresenta uma crítica mordaz ao modelo comunista stalinista).


  Para George Orwell, Estaler tinha traído os princípios da revolução russa de 1917, e o escritor utiliza isso para escrever este maravilhoso livro: os animais expulsaram os humanos da quinta, pensando que assim conseguiriam ter uma vida melhor (se eles trabalhassem para sim mesmos). Mas o idealismo acaba por ser traído pela mentira, pela corrupção (suborno) e pelo poder: quem comandava a quinta (Napoleão) ficava sempre com os luxos: com as maçãs, com as bebidas, com os lençois… Os animais trabalhavam cada vez mais e tinham cada vez menos.

   Ou seja, eles tentaram criar uma sociedade onde predominasse a democracia que acabou por ser substituída por uma ditadura tão corrupta quanto à dos humanos.


  Eu gostei muito de ler este livro, pois além de ser uma clássica fábula política, é também um livro fantástico para qualquer idade, isto é, para qualquer pessoa que não consiga perceber a mensagem da história.

  Melissa Casteleiro, n.º18, 8.ºD



Síntese da Obra: “Triunfo dos Porco" de George Orwell:

A obra “Triunfo dos Porcos” retrata uma revolução realizada por um grupo de animais de uma quinta, uma vez que estes estavam muitíssimo indignados pela forma como eram tratados e estavam também bastante cansados pelo árduo trabalho que tinham de realizar diariamente.


Tudo começou quando, certa noite, na quinta do Sr. Jones o velho Major – um porco, muito respeitado por todos, no fim da sua vida – convocou uma reunião para expor a sua revolta pela vida a que os animais se sujeitavam, para os incentivar a mudarem tal vida de escravidão, para lhes contar um sonho que tinha tido e, também, para se despedir dizendo que a sua vida estava prestes a chegar ao fim. As palavras de Major foram valorizadas e compreendidas por todos; três dias depois o velho porco morreu e uma nova etapa na vida dos animais começou: a revolução.

Unidos pelas palavras do Major os animais enfrentaram com bravura o Sr. Jones, chegando mesmo a expulsá-lo da sua quinta, juntamente com todos os outros humanos. Todavia o proprietário da quinta voltou para recuperar o seu património, até trazia ajudantes, contudo acabou por ser derrotado.

Seguidamente, os porcos começaram a tomar conta da quinta, mantendo a ordem e distribuindo tarefas. Foram estabelecidas leis (os sete mandamentos) entre os animais que mais tarde vieram a ser alteradas conforme os interesses daqueles que tomaram o poder. Foram os porcos que o fizeram, pois eram os animais mais inteligentes.

Eles escravizaram os outros animais, enriquecendo à conta do seu trabalho e para usufruírem de mais conforto passaram a viver em casa do Sr. Jones deixando os estábulos. Apoderaram-se também de outras regalias como mais maçãs e ração.

Para agravar o ambiente de escravidão que se vivia, os porcos instruíram os cães, ainda em pequeninos, para os protegerem.

Os porcos ocuparam o lugar dos humanos que tanto odiavam, e passaram a ser desprezados pelos outros animais que transtornados e repugnados com toda esta situação atacaram os porcos na esperança de se fazer justiça.

Inês Simões, n.º14, 8.ºD

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sessão de Cinema


Gostas das aventuras de Sherlock Holmes?
Aventura-te e lê umas das histórias aliciantes do Sherlock Holmes.
No CRE podes requisitar o livro:
Título: Sherlock Holmes, aventura das faias de cobre
Autor: Sir Arthur Conan Doyle

Boas Leituras!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Resultados do Concurso Nacional de Leitura - 2010-2011

Parabéns a todos os participantes do Concurso de Leitura!
Os três primeiros classificados, do 3.º ciclo, foram seleccionados para  representar a escola na fase distrital.


Boas Leituras!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Verdadeira História de Gerónimo Stilton

Eu li um livro chamado ´´ A Verdadeira História de Gerónimo Stilton ´´.

O livro é muito divertido, fala sobre as intimidades de Gerónimo Stilton.

A senhora ou melhor a ´´roedora´´ que escreveu esta história entrevistou muitos familiares dele e também amigos.

O livro também fala da vida pessoal de Gerónimo. Como por exemplo, aparece uma fotografia de um jornal com o Gerónimo Stilton em casa a tomar banho com um patinho de borracha. Eles escreveram lá ´´ O director do Diário dos Roedores ainda gosta de brincar com patinhos de borracha´´.

Aconselho-vos a lerem este livro porque é muito divertido, as pessoas que já leram um livro de Gerónimo Stilton vão querer saber a história toda sobre ele…

Mariana Balsas 5F

Uma história mesmo bestial

Quem gosta de mitologia, este é o livro indicado: Em Farwaill uma casa que protege “bestas” têm um pequeno Lobisomem que-se chama ULF. O filho de quem criou Farwaill, o BARÃO MACKGAIR quer fazer um ringue de luta com algumas bestas de Farwaill .

Será que ULF consegurá impedir o BARÃO MACKGAIR de fazer o ringue de luta?

Será que ULF se irá transformar na noite de lua cheia ?

LÊ E DESCOBRE !

Tomas Chainho 5ªF

A nossa amizade é à prova de tudo

O livro de que eu vou falar é muito interessante, porque fala sobre a amizade.


O livro chama-se “A nossa amizade é à prova de tudo, escrito por Kathryn Lamb. É muito giro porque fala de duas raparigas muito amigas que tentam fazer dinheiro, mas não conseguem.

Quando se lê o livro percebe-se a história quase toda. Para mim foi o melhor livro que eu li até hoje.

As duas amigas irão ter algumas zangas mas quando lerem o livro que eu estou a falar vocês irão perceber porque é que elas se zangaram.

Eu acho que deviam ler porque fala da amizade e é muito interessante e muito giro.

Acho que vão adorar o livro de que vos falei.

Maria Inês 5F

O Diário de um Banana

O “Diário de um Banana” é um livro muito engraçado, vamos dizer comédia.


Começa com um rapaz chamado Greg que pede um caderno “Diário” à mãe.  Mas a mãe NÃO lhe oferece mesmo um Diário. Não vou contar mais nada pois assim deixa de ter graça.

Eu acho que este livro é para aquelas pessoas que estão muito tristes e não têm nada para fazer (pelo menos foi o que me aconteceu).

Nesta colecção há: O Diário De Um Banana 1

O Diário De Um Banana 2

O Diário De Um Banana 3

O Diário De Um Banana 4

O Diário De Um Banana 5

Joana Fonseca 5ºF

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

À Descoberta de .... Sophia de Mello Breyner Andresen

Os vencedores já foram apurados.

Parabéns às alunas:
  • Clara Moreira, 6.º F
  • Matilde Murias, 6.º F
  • Mariana Amaral, 6.º B

Cada umas das alunas indicou o título de 13 livros escritos por Sophia de Mello Bryner Andresen.

Para conheceres mais pormenores clica aqui

Boas Leituras!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

À Descoberta de ....

Resultados do concurso À Descoberta de...

Contámos com a participação de 84 alunos, dos dois ciclos, dos quais 31 responderam correctamente às 4 questões.

Podes consultar aqui: 


Para identificar os três primeiros classificados, na terça-feira, 11 de Janeiro, às 12:45, vai ser divulgada uma nova pergunta.

Os vencedores serão os três primeiros alunos que responderem correctamente à questão.

Esperamos por ti !

Boas Leituras!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Actividade de leitura na Escola E.B. 1 das Areias

Comentário a uma das Lendas do Mar

«O Pescador Ganancioso»

Esta lenda foi contada na biblioteca pela professora Teresa e faz parte do Plano Nacional de Leitura. Depois de lida e analisada escolhemos um título a nosso gosto. O Rafael referiu um título e nós aprovámos. A seguir demos a nossa opinião sobre o conteúdo da lenda e fizemos um comentário.


A lenda fala de um pescador que queria o peixe todo do mar só para ele. Era uma forma de ficar rico. Neste momento foram enviados vários avisos para o pescador poder sobreviver mas ele não deu ouvidos. A maré estava a subir e ele podia morrer.

Eu penso que as atitudes do pescador não foram as melhores, porque não se deve ser ganancioso. (Walter)

Devemos dar ouvidos às pessoas que nos avisam. (Hugo e João Maria)

Devemos aprender a partilhar com os outros. (Carlos e Dado)

A turma da Cecília

3º/4ºC

2010-12-09

Boas Leituras!