terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro com o Actor Heitor Lourenço

Hoje, às 10:30, o actor Heitor Lourenço veio visitar a nossa escola. Esteve na biblioteca com muitas turmas a falar sobre a sua vida de escritor e de actor. Explicou que Já escreveu alguns livros e que o primeiro se chamava «Histórias da Dona Esperança».


Desde pequeno que queria ser escritor, mas também gostava de ser médico, jornalista e actor.

Na sua carreira de actor, já participou em algumas telenovelas e séries televisivas.

Tem dois sobrinhos com 11 e 17 anos. Adora brincar com eles atrás da casa dos seus pais. O seu segundo livro foi inspirado numa brincadeira que os sobrinhos faziam num pinhal.

Heitor vai muitas vezes a hospitais contar histórias a crianças, para elas se divertirem.

Gostei muito que ele viesse à nossa escola e aprendi muitas coisas sobre ele e sobre os seus livros.

Filipe Sousa

6ºB Nº6

19/5/2011

Sessão de cinema

Viagens de Gulliver

Quarta-feira dia 25 de Maio, é a última sessão de cinema deste ano lectivo.

Às 14:30 vem atá ao CRE, assiste ao filme "Viagens de Gulliver" e passa uma tarde divertida com as aventuras de Gulliver.


Se gostas de aventuras e gostaste da história do filme, aceita a sugestão e revive a aventura através da leitura do livro "Viagens de Gulliver".






Boas leituras!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Diário de um Banana


O livro de que eu vou falar é sobre “ o Diário de um Banana”. Este livro tem muitas páginas, mas é muito fácil de ler, porque tem muitos desenhos e espaços entre as frases. É um livro, quer dizer, um diário muito engraçado, e divertido; os desenhos são muito expressivos e divertidos.


Este diário é sobre um adolescente que conta o seu dia-a-dia com o seu melhor amigo. Eles os dois fazem várias asneiras e ficam de castigo, como é obvio!

O Greg (o principal) gosta de uma rapariga, mas quando tenta impressiona-la acaba sempre por fazer figura de parvo. Este livro mostra como os adolescentes pensam que podem fazer tudo. Incentivo-vos a ler este diário, porque sempre dá para rir um bocadinho.



Trabalho realizado por: Débora Machado 7ºE

Seis Contos de Eça de Queirós


Este livro que eu estive a ler é muito interessante. Tem poucas páginas, não é uma leitura muito pesada. Gostei desta leitura porque o livro é engraçado. A História em si tem piada, e está escrito de uma maneira muito simples e divertida. Este livro tem 6 contos. Mas o conto que eu mais gostei de ler foi o segundo; que se chama “ o tesouro”. Não é uma história igual às outras, é diferente. Havia 3 irmãos que se chamavam Rui, Guanes, e Rostbal. Eles eram os fidalgos mais pobres do Reino das Astúrias. Viviam numa casa, por assim dizer, horrível! Mas eles, encontraram um tesouro de uma forma muito estranha. Não vos vou dizer, descubram… e esse tesouro tinha três fechaduras. Mas nem sabem o que aconteceu! Mas eu também não vos vou dizer. Leiam este livro… porque as outras cinco histórias também são muito engraçadas, principalmente “ O defundo”. É uma leitura muito agradável e rápida.


Trabalho realizado por: Minodora 7ºE

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Livro digital


Este ebook, resulta da compilação dos trabalhos realizados, ao longo do 2.º e 3.º períodos, pelos alunos do  8.º F com a professora de Língua Portuguesa, no projecto de oficina de escrita que se desenvolveu na disciplina de Estudo Acompanhado.

Clica na imagem e descobre este livro!

Myebook - Livro digital 8.º F - click here to open my ebook

Boas Leituras!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Feira do livro usado


Convida-se alunos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários a visitar a feira do livro usado, de 9 a 18 de Maio, no CRE.
Os livros foram oferecidos pela comunidade educativa e são vendidos a preço simbólico, 0,50€ e 1 €.
O produto da venda destina-se a equipar uma rede de bibliotecas no Uíge, Angola.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação de um livro




Divulgamos o lançamento de mais uma obra do escritor, José Jorge Letria, A Noite é um olho.

Dia 6 de Maio, pelas 18.30 na Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana.



Entrada livre.



Boas Leituras!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Concurso de leitura



No passado dia 5 de Abril, os alunos:
  • Fattha Mahmud, 9.º E
  • Melissa Casteleiro, 8.º D
  • Franciso Costa, 9.º C
representaram a nossa escola na fase distrital do concurso nacional de leitura, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.


Depois da leitura dos dois livros indicados, O Sr. Valery de Gonçalo M. Tavares e Vento Areia e Amoras Bravas de Agustina Bessa-Luís os 3 alunos da nossa escola e mais 140 alunos de escolas do distrito de Lisboa, deslocaram-se à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, para realizarem uma prova escrita sobre estes dois livros.














O Fattha está de Parabéns, ficou nos três primeiros lugares, sendo seleccionado para uma prova oral que se realizou no passado dia 8 de Abril.

Para ver a reportagem realizada  pela RTP e a prova oral do Fattha clica aqui.

Boas Leituras!