quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS DO 5.º ANO




Na disciplina de Ciências Naturais, com a professora Ana Lopes, os 5.ºs anos organizaram-se em grupos e foram saber mais coisas sobre animais em vias de extinção. 
A biblioteca mostra o resultado dessa pesquisa dos nosso alunos mais novos.

Não pode visitar-nos? Espreite em: https://goo.gl/photos/qK4cxhmyw4Hzne4n9















segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

OS MARCADORES DA EB 1 DE S. PEDRO ENCANTAM-NOS...

Na Ludobiblioteca de S. Pedro, os pequenos leitores consolidaram assim as suas leituras:







sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

DIVULGAÇÃO DO CONCURSO «7 DIAS, 7 DICAS SOBRE O MEDIA»

Durante o mês de fevereiro e março a biblioteca vai apoiar todos os alunos que se sintam motivados a participar na 4.ª edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», da Rede de Bibliotecas escolares em parceria com outras entidades.

Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupos de 3 alunos. O prémio para os vencedores consiste num tablet ou num cartão oferta de valor equivalente. 

Para saberes mais sobre a natureza dos trabalhos, os prazos para entrega, os subtemas que podes escolher, consulta o regulamento disponível na biblioteca, ou clica aqui.

PARTICIPA!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS D'ORIENTE E D'OCIDENTE - Descrições dos alunos do 7.º F

Viaja até um templo oriental com os textos que o 7.°F produziu, na disciplina de Português, com a professora Fernanda Senra, a propósito da leitura do conto "A Estranha e Talentosa Chaleira".
_________________________________________________________________________________



 “Há muito, muito tempo havia num TEMPLO de uma das províncias orientais uma velha chaleira.”
Pearl S. Buck, Histórias maravilhosas do Oriente, Lisboa, Livros do Brasil, 2006, pp 87 e 88.



Olhei para a paisagem. Vi um lago muito grande com uma água verde e calma. À volta do tempo havia uns arbustos muito verdinhos e bem cuidados. Ao longe veem-se árvores muito altas e com muitas folhas. Visto de fora, o templo é grande, com muitas colunas a sustentar os telhados. As suas cores são vivas, sobretudo com vários tons de vermelho.
7º F, Joana Abreu, nº 20

Quando cheguei ao templo, deparei-me com uma paisagem maravilhosa. Havia montanhas que tinham cor verde vivo, eram lindas. As árvores eram grandes e cheias de flores verdes e frescas. A água do rio era tão limpa que até refletia o templo. Ao entrar lá dentro, senti um cheiro suave: era o cheiro das rosas que enfeitavam a entrada principal. Era uma sala cheia de velas acesas. No fim da sala viam-se estátuas de budas com várias poses.
7º F, Ana Cristina Voytovych, nº1

Quando entrei no templo fiquei espantada. Parecia que estava a sonhar. Era tão grande, tão bonito, que resolvi tirar muitas fotografias. Na primeira sala encontrei uma senhora que me ajudou a conhecer melhor o templo. Lá dentro havia muitas estátuas, as paredes estavam pintadas de cor de laranja, o jardim era bonito e tudo era verde. Numa das salas havia gente sentada no chão, onde havia tapetes, velas e muitos objetos orientais. Visitem o templo.
7º F, Simone Fernandes, nº 2

O templo situava-se numa grande e bela paisagem, no meio dos montes muito verdes. Em volta, um céu limpo e azul. Estava rodeado por um enorme lago, muitas flores coloridas, enormes e fortes árvores centenárias. Tudo era muito perfeito. O templo era enorme, em tons de vermelho e branco, apoiado em colunas vermelhas que se destacavam no verde. Tinha um telhado diferente do habitual, profundo. Na porta de entrada, feita de vidro, avistavam-se muitas salas decoradas ao pormenor em tons de dourado. Tinha cheiro a incenso. Lá dentro também se ouvia uma música de fundo calma, e várias pessoas a rezar.
7º F, Beatriz Mateus, nº 3

Quando cheguei ao templo, o meu primeiro olhar foi para a linda paisagem verdejante. Essa paisagem era constituída por árvores altas, verdes, lindas e antigas. A paisagem era constituída, também, por um rio de água limpa e fresca, mas não se podia deixar de reparar naquele céu limpo e lindíssimo.
O templo era muito bonito. Os corredores que iam em direção a outras divisões, tinham no topo algumas colunas. Nesse templo, os telhados eram abaulados e com os cantos compridos e bicudos. Para termos acesso ao interior do templo era necessário subir umas escadas que iam dar a uma entrada grande. O templo tinha dois andares e três grandes secções: uma central e duas laterais.
No interior, o templo tinha divisões grandes, sem muita luz, com algumas velas acesas, algumas estátuas budistas e tapetes para os monges se sentarem ou se ajoelharem.
7º F, Diana Silvestre, nº 4

O templo estava inserido numa paisagem de céu muito azul com poucas nuvens. Atrás via-se uma floresta muito grande, bonita, de verdes claros e escuros. À frente, um lago de água esverdeada.
O templo era muito grande e à entrada tinha duas estátuas antes das escadas. Lá dentro, tinha muitas salas e muitos quartos de grandes dimensões. As pessoas estavam muito calmas, a conviver, enquanto se ouvia uma música de fundo.
7º F, Djariatu Djau, nº 5

Este templo é enorme, largo e comprido. Tem muitas colunas vermelhas. Os telhados são grandes e encurvados. Em frente à porta principal, está uma espécie de pelourinho.
Esta eminência situa-se junto a um rio verde. Este edifício está localizado na encosta de uma montanha muito grande.
Quando entrei no templo, o cheiro a incenso era o predominante. Olhei para o lado esquerdo e defrontei-me com um corredor que parecia não ter fim. Olhei para o lado direito e vi uma sala grande cheia de velas e sete monges na hora da sua meditação.
7ºF, Fernando Gouveia, nº 7

O céu era azul com algumas nuvens, a paisagem era verde, bela, as árvores tinhas as folhas verdes, novas, lá ao fundo viam-se montanhas cobertas com um manto de relva e ervas.
No meio da paisagem havia um templo que se encaixava lindamente. O templo era grande, vermelho sangue, os telhados tinham formas estranhas e engraçadas, tinham muitas colunas que seguravam vários andares, organizadas e postas nos seus devidos lugares, com dois andares grandes.
Perto de nós havia um rio verde devido ao reflexo das árvores e plantas verdes, rodeado de pedras grandes. Para entrar no templo tive que subir umas escadas largas e com um corrimão no meio.
Quando finalmente entrei, fiquei de boca aberta com tanta beleza à minha volta. Estava tudo decorado com objetos e figuras do oriente, tinha um cheiro a incenso e a velas de baunilha, tudo muito aconchegante.
O templo tinha várias divisões, todas elas muito grandes, e por isso foi difícil encontrar o responsável por aquele templo magnífico. Finalmente encontrei um monge que estava sentado a rezar e a falar uma língua de que eu não percebia nada. Era careca, gordo e usava roupas estranhas.
Ouvia-se uma música calma e tranquila, que me fazia esquecer os males e as preocupações.
7º F, Irina Leonardo, nº 10

As paisagens  eram lindas. Havia  flores,  um lago, árvores, montanhas e, por detrás das arvores via-se um templo grande e bonito. Por isso entrei e lá dentro vi salas de cores diferentes; por exemplo, a sala branca, a sala preta, a sala vermelha, a sala rosa… Quem visitava o templo, não resistia a tirar fotografias. Cá fora, as árvores eram grandes e com troncos grossos. Havia um lago muito fundo, com muita relva à volta, com pequenos bichos de todos os tamanhos. Uma tartaruga tinha saído de lado…
7º F, Júlio Monteiro, nº 13

Esta paisagem é linda e eu queria lá estar. O céu é muito bonito, com uma cor muito suave e, nesse céu, as nuvens estão espalhadas como um algodão onde só apetece saltar ou dormir. Depois, veem-se umas árvores verdes, de um verde-escuro intenso. Atrás, aparecem umas montanhas muito altas arbustos verdes, flores, um templo com uns telhados belos… Lá dentro há uma sala muito grande com pessoas a rezar, com paredes pintadas de cores fortes, como o laranja e o vermelho. Há pessoas sentadas no chão. Cá fora, há uma estrada que contorna todo o templo e um Buda sentado.
7º F, Krystyna Karasevich, nº 14

Do ponto em que me encontro, a paisagem é linda, esverdeada. Ao centro, um templo oriental, avermelhado, todo feito aos quadradinhos, uma fonte a deitar água cristalina… por dentro, o templo é grande, com muito espaço à vista. O lado esquerdo parece uma garagem. Acho que podia ter cem carros lá dentro. O lado direito tem uma vista espectacular e nas varandas podemos sentir a brisa fresca das árvores. À entrada, veem-se dois arbustos que a enfeitam e a tornam muito agradável. O rio tem água um pouco escura, a montanha é dum verde que nunca ninguém viu.
7º F, Duarte Teixeira, nº 6

O templo situava-se numa floresta vasta e linda. Era grandioso e bonito. Quando me aproximei fiquei fascinado com tanta beleza. O que mais apreciei foram aqueles telhados inclinados. Adorei a estátua que estava à porta e que me transmitia paz.
A cor predominante no exterior era o vermelho, um vermelho vivo e alegre. As colunas do templo também eram vermelhas, mas trabalhadas a ouro.
Subi as escadas e entrei…
Lá dentro um paraíso, calmo e sereno, velas acesas e cheiro a incenso. Todos vestidos de branco.
Voltei ao exterior e reparei no lindo rio que corria sem parar. Esverdeado. Adorei conhecer este templo espantoso.
7º F, Pedro Silva, nº15.


NOTÍCIAS D'ORIENTE E D'OCIDENTE

Visitem a exposição de trabalhos surpreendentes das turmas 8.º A e 8.º B de Comunicação & Arte da professora Margarida Pinho.

Para quem não puder ir ver ao vivo fica aqui o link para as fotos da exposição:

https://goo.gl/photos/xqYWE6B3fLykSiT49