Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de abril de 2016

BALANÇO DOS ENCONTROS EM/COM ABRIL

Queremos agradecer a todos os que, de uma maneira ou de outra, se envolveram de forma ativa na nossa semana de comemoração do 25 de abril:

à encarregada de educação Manuela Santos e ao vereador Clemente Alves, pela iniciativa, pelos contactos e acompanhamento dos encontros ao longo da semana e ao grupo de cante alentejano que tão bem homenageou os convidados;

a todos os professores que prepararam as turmas e as acompanharam a participar nas atividades, à direção da escola e a todos os alunos cuja participação nos encontros foi um exemplo de boa cidadania;

e, obviamente, o nosso agradecimento especial aos oradores que partilharam a sua experiência e vivência do período anterior ao 25 de abril e a sua visão do simbolismo que essa data pode ter para o nosso povo. Deixamos aqui o registo fotográfico.

JOSÉ PEDRO SOARES COM TURMAS DE 6.º E DE 7.º ANOS:










ESCRITOR MODESTO NAVARRO E COMANDANTE SEQUEIRA ALVES:




DOMINGOS ABRANTES E CONCEIÇÃO MATOS:





A ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL:



MAIS FOTOS EM.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma visita à biblioteca

Quando cheguei à biblioteca

estava entusiasmado,

vi tantos livros

e fiquei pasmado.



A professora Rita

nós fomos encontrar

e deu uma ficha

para decifrar.



Na área da consulta,

fomos pesquisar

pegámos num livro

e toca a trabalhar.



Na classe nº8

um livro fomos procurar

depois de o encontrarmos;

aos computadores fomos parar.



Quando acabámos

um livro fomos ler;

e assim a acabou uma manhã

que eu nunca vou esquecer.
 5ºD

Manuel M.

Rodrigo B.

Pedro S.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dinâmica interna da terra vulcões - sismos

Os alunos do 7.º ano, no final do ano lectivo 2010-2011, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram modelos a 3 dimensões de vulcões. Estes trabalhos estão expostos no CRE até ao dia 30 de Setembro.

Vem até ao CRE, visitar a exposição, conhecer os trabalhos, assistir ao filme sobre vulcões e conhecer a bibliografia que selecionámos sobre este tema.



Aceita a sugestão de leitura!

Boas Leituras!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Feira do livro usado


Convida-se alunos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários a visitar a feira do livro usado, de 9 a 18 de Maio, no CRE.
Os livros foram oferecidos pela comunidade educativa e são vendidos a preço simbólico, 0,50€ e 1 €.
O produto da venda destina-se a equipar uma rede de bibliotecas no Uíge, Angola.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação de um livro




Divulgamos o lançamento de mais uma obra do escritor, José Jorge Letria, A Noite é um olho.

Dia 6 de Maio, pelas 18.30 na Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana.



Entrada livre.



Boas Leituras!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Feira do livro

Convidam-se todos os professores, alunos, funcionários e Encarregados de Educação do Agrupamneto de Escolas de Alapraia a visistar a Feira do Livro que se realiza no CRE de 29 de Novembro a 2 de Dezembro.

Os livros que irão estar à venda são novos, de várias editoras, para diferentes idades e com desconto de 15%.

A feira pode ser visitada das 8:30 às 16:15.

Contamos consigo!

Boas Leituras!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sessões de cinema

Este ano vamos iniciar uma nova actividade -
Tardes de cinema no CRE

Na última quarta-feira de cada mês, pelas 14:30, existirá cinema no CRE.

Os filmes seleccionados serão sempre adaptações de livros.

O livro que deu origem ao filme será divulgado no início de cada sessão.








Para esta quarta-feira apresentamos o filme: "Viagem ao centro da Terra".


Adaptado do livro:
Viagem ao centro da Terra 
de Júlio Verne.




Boas leituras!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PNL oferece livros...

Todos os alunos do 1º e 5º Anos receberam um livro no primeiro dia de aulas, oferecido pelo PNL, como forma de incentivo à leitura.


Consulta o link para mais informações sobre esta iniciativa.




Boas Leituras!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Comemoração do Centenário da República

No âmbito das comemorações do Centenário da República, durante a semana de 31 de Maio a 4 de Junho, a nossa escola desenvolveu um conjunto de actividades. No CRE estiveram patentes várias exposições, no Moodle da escola os alunos foram desafiados a testar os seus conhecimentos sobre a Implantação da República e no dia 4 de Junho houve uma sessão dinamizada pelo sociólogo José Constantino Costa.



As alunas do 7ºD Melissa e Inês estiveram presentes e fizeram o seguinte comentário:


"Antes e Depois do 5 de Outubro


No dia 4 de Junho foi à nossa escola, ao CRE, um sociólogo chamado José Costa. Falou-nos um pouco sobre o antes e depois do 5 de Outubro e foram muitos e interessantes os assuntos que tratou!
Vimos um PowerPoint sobre o tema, enquanto o nosso orador explicava o que estava escrito.
Durante a exposição todos os alunos se demonstraram interessados nos assuntos que eram abordados, tais como as invasões francesas, a revolução liberal, a partida da família real para o Brasil, entre outros.
A sessão durou cerca de noventa minutos, que nos deram a conhecer e a reconstruir os nossos antepassados e as revoluções que se deram há, relativamente, algum tempo.
Adorámos esta experiência e gostaríamos que fizessem mais vezes actividades como esta! Aprendemos imenso de uma maneira lúdica: foi muito divertido!
"


Para conheceres de uma forma alegre e divertida mais pormenores sobre a Implantação da República, vem até ao CRE e consulta o livro que te sugerimos.






Boas Leituras!

A Bíblia, o livro dos livros



Boas Leituras!

terça-feira, 11 de maio de 2010

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá


Os alunos do 8º C, com a professora de Língua Portuguesa, apresentaram à Comunidade Educativa a dramatização desta história de amor.

Boas Leituras!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Feira do Livro de Lisboa - 2010


Visita a 80.ª edição da Feira do Livro de Lisboa que decorre até dia 16 de Maio no Parque Eduardo VII.

Para mais informações consulta o site oficial em


Boas Leituras!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Feira do Livro usado


De 23 de Abril a 6 de Maio irá realizar-se, no CRE, uma feira do livro usado. Pedimos a colaboração de todos, trazendo alguns livros que já não vos façam falta para serem vendidos a preço simbólico. Os livros poderão ser entregues na biblioteca, até ao dia 20 de Abril. O produto da venda destina-se a equipar o Centro de Recursos.
Convida-se todos os Encarregados de Educação a visitar a feira.
Boas Leituras!

Comemorações do Dia Mundial do Livro


  • LIVROS NA LINHA - Prenda no Dia Mundial do Livro
    A Câmara Municipal de Cascais e o Grupo Editorial Saída de Emergência
    oferecem livros aos munícipes - 23 de Abril
    Locais:
    Estações da CP de Cascais, São João do Estoril e Carcavelos - 7h › 9h
    Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais - 11h › 13h e 15h › 18h







  • MERCADO DO LIVRO - Sodilivros S.A.
    Feira do livro a preços baixos
    Local: Jardim Visconde da Luz, Cascais
    22, 25, 26, 27, 28, 29 de Abril e 2 de Maio - 12h › 20h
    23, 24, 30 de Abril e 1 de Maio - 12h › 24h











  • PESSOAS COM ESTÓRIAS
    Serão especial de poemas e outras leituras
    no 5º aniversário da Biblioteca Municipal e Cascais – São Domingos de Rana
    23 de Abril
    Local:
    Biblioteca Municipal de Cascais – São Domingos de Rana - 21h







terça-feira, 13 de abril de 2010

Maratona de Leitura

No dia 26 de Março realizou-se uma Maratona de Leitura com a contribuição de alunos do 5.º ano ao 9.º ano.











Boas Leituras!

terça-feira, 23 de março de 2010

Semana Cultural

Decorre de 22 a 26 de Março a nossa já famosa
Semana Cultural do Agrupamento
Vem visitar-nos, descobre e participa nas várias actividades que te propomos.
Consulta o programa no site do Agrupamento em
Aparece, estamos à tua espera.

terça-feira, 9 de março de 2010

Semana da Leitura

Na semana da leitura os alunos do 4º Ano das escolas do nosso Agrupamento partilharam actividades com os alunos do 3º Ciclo com a finalidade de comemorar o gosto pela leitura.
Houve uma grande panóplia de actividades onde a dedicação dos alunos e professores foi notória, mostrando assim que a leitura é uma parte importante do seu dia-a-dia.




Os alunos do 1.º ano CEF AE apresentaram, aos alunos da Escola EB1 das Areias, duas actividades baseadas em textos escritos por eles, a história do Rei D. Carlos e o mar e uma canção.

Os alunos do 8.º A apresentaram, aos alunos da EB1 de S.Pedro, a leitura expressiva da História do Gato Malhado e da Andorinha Sinha de Jorge Amado.
Os alunos da EB1 de Bicesse contaram uma história, apresentada em pequenos excertos por cada um dos participantes, aos alunos do 1.º ano CEF AE.
Os alunos da EB1 de Caparide apresentaram a história de Portugal aos alunos do 7.º D.
Os alunos da EB1 de Bicesse leram os seus poemas para os alunos do 8.ºA.
Os alunos da EB1 das Areias apresentaram uma dramatização e leram poesias escritas por eles.
Os alunos do 9.º A disseram poesia, escrita por eles a partir de um verso da música: O Homem do leme dos Xutos e Pontapés.
Os alunos da EB1 de Manique encantaram o 7.º E com as suas poesias, histórias e um momento de advinhas.

O 7.º D apresentou, aos alunos da EB1 de Caparide, um momento cultural onde se destacaram as lengalengas, um teatro e a canção da pontuação.
O 7.º E apresentou a dramatização de uma história aos alunos da EB1 de Manique.

Encontro com a escritora
Maria Teresa Maia Gonzalez


Entre 1 e 5 de Março comemorou-se no nosso Agrupamento a semana da Leitura.
Realizaram-se muitas actividades para festejar
O PRAZER DE LER.

No dia 3 de Março pelas 15h, a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez partilhou connosco um momento de conversa sobre os seus livros.
Para celebrar a presença desta escritora os alunos preparam diversas actividades. Começaram pela leitura da biografia da escritora, depois leram alguns textos relacionados com a obra "O guarda da praia", terminando com a dramatização da obra "Um pombo chamado Colombo".

A escritora presenteou a nossa biblioteca com o seu livro
"Mudança Radical".

Este livro conta as aventuras do Tomás, Filipa e Salvador quando estes, inesperadamente, passam a morar numa quinta no Norte do País.
Vem descobrir este livro e viver as aventuras destes três irmãos.
Boas Leituras!

terça-feira, 2 de março de 2010