domingo, 30 de setembro de 2012

Dia internacional da música


A 1 de Outubro comemora-se o dia internacional da música.

Para comemorar esta data selecionámos um conjunto de poemas com a indicação do endereço para ouvires a interpretação musical.


Caravelas

Cheguei a meio da vida já cansada
De tanto caminhar! Já me perdi!
Dum estranho país que nunca vi
Sou neste mundo imenso a exilada.

Tanto tenho aprendido e não sei nada.
E as torres de marfim que construí
Em trágica loucura as destruí
Por minhas próprias mãos de malfadada!

Se eu sempre fui assim este Mar-Morto,
Mar sem marés, sem vagas e sem porto
Onde velas de sonhos se rasgaram.

Caravelas doiradas a bailar...
Ai, quem me dera as que eu deitei ao Mar!
As que eu lancei à vida, e não voltaram!...
 Florbela Espanca
(interpretado por Marizahttp://www.youtube.com/watch?v=XbVx0hKFX7I


A Fisga
 

Trago a fisga no bolso de trás
E na pasta o caderno dos deveres
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
De escolher o melhor dos dois saberes
 
Co meu pai diz que o sol é que nos faz
Minha mãe manda-me ler a lição
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
Faz-me falta ouvir outra opinião
 
Eu até nem sequer sou mau rapaz
Com maneiras até sou bem mandado
Mestre-escola diga lá se for capaz
P'ra que lado é que me viro. p'ra que lado?
 João Monge
 (interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=VuNeDdSw584

A Seita Tem Um Radar
 No meio dos amigos, aprende-se muito mais;
Do que em todos os manuais, histórias de fazer corar;
Coisas da vida reais, que nos querem ocultar
Quando os dias incertos, franzem o seu sobre-olho
E ate os céus mais abertos, nos correm o seu forrolho
Quem é que não nos enjeita,
só a seita, so a seita
 
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação
 
No meio das amigas, aprende-se ainda mais
Vai- se mais longe que os sonhos e que a imaginação
As ciencias naturais, cabem na palma da mão
 
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação
 Carlos Tê
(interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=N8SpLY2Ckd8
 
 
Ser poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca
(interpretado pelos Trovante) http://www.youtube.com/watch?v=VJaNP_jzHRk


De 1 a 5 de outubro nos intervalos vai até ao CRE/BE ouvir interpretações musicais destes poemas.

Boas Leituras!
 
 




 


Sem comentários:

Enviar um comentário