terça-feira, 3 de março de 2020

Como o Agrupamento festejou o Carnaval ....

Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
 .
Carnaval
Desfile da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no Carnaval do Rio de Janeiro, o maior do mundo segundo o Guiness Book.
Nome oficialCarnaval
Celebrado porMundial
TipoSecular
TradiçõesPeríodo festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adoção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
Ano de 20195 de março
Ano de 202025 de fevereiro
Ano de 202116 de fevereiro
Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma). O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade quotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.
O consumo excessivo de álcool, de carne e outros alimentos proscritos durante a Quaresma é extremamente comum. Outras características comuns do Carnaval incluem batalhas simuladas, como lutas de alimentos; sátira social e zombaria das autoridades e uma inversão geral das regras e normas do dia-a-dia.
O termo Carnaval é tradicionalmente usado em áreas com uma grande presença católica. No entanto, as Filipinas, um país predominantemente católico romano, não comemora mais o Carnaval desde a dissolução da festa de Manila em 1939, o último Carnaval no país. Nos países historicamente luteranos como por exemplo a Suécia, a Noruega e a Estónia (entre outras nações) a celebração é conhecida como Fastelavn e em áreas com uma alta concentração de anglicanos e metodistas (como a Grã-Bretanha e o sul dos Estados Unidos), as celebrações pré-quaresmais, juntamente com observâncias penitenciais, ocorrem na terça-feira de Carnaval. Nas nações eslavas ortodoxas orientais, o Maslenitsa é celebrado durante a última semana antes da Grande Quaresma. Na Europa de língua alemã e nos Países Baixos, a temporada de Carnaval tradicionalmente abre no 11/11 (muitas vezes às 11:11 a.m.). Isto remonta a celebrações antes da época de Advento ou com celebrações de colheita da Festa de São Martinho.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceSanta Cruz de TenerifeNova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer Carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinquia.


No CRE foi efetuada uma exposição sobre a história do Carnaval do Brasil, de Veneza, de Nova Orleães e de Podence que faz parte agora do Património Imaterial da Humanidade. Surgiu ainda um concurso da melhor pintura e caracterização de máscara do Carnaval. Eis algumas fotos dessa exposição!






                               

A máscara vencedora 



Os Caretos de Podence (Portugal)

   Careto é um personagem mascarado do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. É um homem que usa uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto. Numa outra versão, a máscara, é feita de madeira de amieiro decorada com chifres e outros apetrechos, é usada em Lazarim.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Careto








  

Sem comentários:

Enviar um comentário