terça-feira, 15 de novembro de 2016




Temos verificado a pouca de requisição de livros por parte dos alunos do 3º ciclo
Estamos a abrir inscrições para Hora do Conto aos alunos do 8º ano.
Pode inscrever a sua turma na BE/CRE

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Hora do conto

A Biblioteca/CRE tem vindo a fazer horas do conto com várias turmas do 2º e 3º ciclo e com a UEE
Fala com o teu professor de Português e com a professora bibliotecária.
Alguns livros utilizados nas sessões:





Avós na escola ensinam a jogar Damas

Inscrevam os vossos avós para ensinarem o jogo das damas aos alunos da escola
Inscrições no CRE

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Halloween

Encontrar-se-ão expostos os trabalhos relativos ao tema para votação dos alunos, dinamizado pelo grupo do 2º ciclo de inglês.
O CRE vai convidar todas as turmas de 5ºs e 6ºs anos para o visionamento de uma história da Winnie the Witch em inglês e irá ensinar uma coreografia com uma musica relativa ao tema em questão.






Para o 3ºs ciclo o CRE estará disponível dias 27, 28 e 29, com o visionamento do videoclip do Triller de Michael Jackson.


Aqui ficam algumas fotos da atividade




Concurso Ilustração Lenda de S. Martinho

Está a decorrer na biblioteca um concurso de ilustração com o tema "Lenda de S. Martinho".
Faz a tua recriação da lenda através da imagem e concorre.
Há prémios para as melhores ilustrações, Participa!


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Coleção Digital

Já temos uma coleção de obras em formato digital.
Podes ler livros no teu tablet ou telemóvel com dispositiovos IOS ou Android ou em qualquer computador.
Se tiveres dúvidas dirige-te ao CRE.
Clica no link abaixo para visualizares todos os e-books.
http://alapraia.esy.es/

                        

segunda-feira, 6 de junho de 2016

COMO FOI O DIA DO AGRUPAMENTO NA NOSSA BIBLIOTECA?

Palestra do 8.º A para os alunos do 1.º ciclo,  com a coordenação da professora Eugénia Fernandes.



CONCURSO DE HAIKU - 8. A e 8.º B:
Recital de poesia Haiku e cerimónia de entrega dos prémios aos melhores Haikus e às melhores ilustração. Tivemos o privilégio de ter no júri do concurso a escritora de Haiku - Leonilde Alfarrobinha - e Severina Gonçalves da Associação Nova Acrópole, como júri do concurso 








Sessão de cante alentejano para os nossos alunos do 1.º ciclo.



SEMANA DA LEITURA - Leituras inesperadas

O 6.º ano retribuiu a leitura ao 7.º F:

Tivemos dez meninas com uma leitura dramatizada da «Xácara das Dez Meninas» de Mário Cesariny de Vasconcelos.









400 ANOS DE SHAKESPEARE. FOI ASSIM...

Todos conhecem o final trágico de Romeu e Julieta, mas já ouviram falar das bruxas de Macbeth? Ou sabem qual a frase que tornou Hamlet imortal? E quem foi Ricardo III ou Rei Lear? 





A mãe Susana Catarino preparou um workshop para o 5.º A e para os alunos da sala UAAM. 




O resultado - uma galeria de retratos de personagens de Shakespeare que os alunos não esquecerão.





400 ANOS DE CERVANTES na semana da leitura, com alunos de Carcavelos e a prof. Anabela Morgado

Recebemos com muita curiosidade uma turma de Espanhol do 11.ºano da Escola Secundária de Carcavelos com a professora Anabela Morgado (que nunca deixará de ter o coração na Alapraia).
Fizeram uma leitura dramatizada, em espanhol, de excertos de «D. Quixote» para duas turmas de 8.º ano de espanhol. Gostámos muito e queremos deixar aqui o nosso obrigado pelo seu espírito de voluntariado. 








SEMANA DA LEITURA - Leituras inesperadas

Leituras inesperadas dos alunos do 7.º F para o 6.º A.

Ouvimos o conto «O Segredo», que o 7.º F escreveu coletivamente, inspirando-se no desafio lançado na semana da bicicleta. O resultado é verdadeiramente surpreendente. Aqui fica para que possam ler:



O meu segredo
O avô tinha dito que na garagem havia um enorme pano que cobria um objeto fantástico.
         - Nunca levantes o pano! – advertiu.
         A curiosidade invadiu-me. Então, naquela noite suave e amena de primavera, desci devagar as escadas que me levavam à garagem. A cada passo, o ranger das tábuas de madeira velha ameaçava acordar os avós. Mas o avô já estava acordado… lenta e carinhosamente, polia o objeto misterioso: uma bicicleta antiga. Escondi-me na despensa debaixo das escadas. O meu coração estava aos pulos e parecia que ia sair pela boca a qualquer momento. Por que motivo estava o avô àquela hora de volta da bicicleta? De súbito, o avô cobriu-a com o pano e dirigiu-se para as escadas. Sustive a respiração. Nem queria pensar no que o avô faria se me encontrasse ali.
Quando a pequena sombra corcunda do avô desapareceu na porta de acesso à casa, saí do meu esconderijo e precipitei-me para a bicicleta coberta pelo pano. Levantei-o… um velocípede antigo, com uma roda dianteira gigante, quase do meu tamanho, e uma outra mais pequena. Reluzia com a luz brilhante da lua cheia que entrava pela janela.
Nunca tinha visto nada assim. Senti uma enorme vontade de me sentar na bicicleta. Não resisti. Enquanto me sentava, a minha camisa de noite ficou presa na corrente e um rasgão em forma de relâmpago denunciava a minha aventura.
- Tenho de pensar no que dizer à avó… - pensei.
Já sentada no selim do velocípede, comecei a pedalar devagarinho, aumentando cuidadosamente a velocidade. Senti-me perseguida. Olhei para trás e vi que uma luz seguia no chão a roda da bicicleta. Foi então que comecei a andar às voltas, tentando desesperadamente fugir da luz, mas os meus esforços foram em vão. Exasperada, carreguei no botão e o portão da garagem abriu-se à minha frente e eu, sem mais demoras, sem pensar duas vezes, saí bruscamente, pisando os canteiros do jardim de que a avó tratava tão carinhosamente.
Já lá fora, não era possível controlar a engenhoca. Parecia ter vida própria e ziguezagueava pela rua fora, ora em cima dos passeios, ora na estrada, sem que a conseguisse parar. Sem saber como nem porquê, a bicicleta estacou. E eu, assustada, quase voava em direção à relva. Olhei à volta e reparei que a luz brilhante que me perseguia tinha desaparecido, mas algo inesperado estava prestes a acontecer: do nada, pirilampos saltitantes, felizes e luminosos voavam em direção aos raios das rodas da bicicleta. E eram cada vez mais, vinham de todos os lados, silenciosos, organizados em forma de estrela.
Quando dei por mim, subia em direção às estrelas. Os pirilampos levavam-me para uma viagem inesquecível, especial e empolgante. Todas as noites de lua cheia, em casa dos avós, passaram para mim a ser mágicas.


Trabalho realizado nas aulas de português do 7º F, dos dias 13, 14 e 15 de abril, na sequência da sessão de leitura de A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki, no CRE.

terça-feira, 24 de maio de 2016

EXPOSIÇÃO - CORPO HUMANO

Visita a exposição de trabalhos de Ciências Naturais do 9.º ano. 

SEMANA DA LEITURA - manhã de teatro com o 5.º A e o 5.º B

O Oriente no palco da biblioteca: recriações teatrais que o 5.º A e o 5.º B prepararam com a professora de Português, Graça Sá, a partir da obra Contos e Lendas de Macau de Alice Vieira.









segunda-feira, 23 de maio de 2016

SEMANA DA LEITURA - Todos Juntos Podemos Ler

Sessão de leitura inesperada para o 6.º D: alunos da UAMM e da UEE que nos leram histórias em SPC, declamaram alguns poemas e ouviram outras leituras pelos seus colegas.