segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Síntese da Obra: “Triunfo dos Porco" de George Orwell:

A obra “Triunfo dos Porcos” retrata uma revolução realizada por um grupo de animais de uma quinta, uma vez que estes estavam muitíssimo indignados pela forma como eram tratados e estavam também bastante cansados pelo árduo trabalho que tinham de realizar diariamente.


Tudo começou quando, certa noite, na quinta do Sr. Jones o velho Major – um porco, muito respeitado por todos, no fim da sua vida – convocou uma reunião para expor a sua revolta pela vida a que os animais se sujeitavam, para os incentivar a mudarem tal vida de escravidão, para lhes contar um sonho que tinha tido e, também, para se despedir dizendo que a sua vida estava prestes a chegar ao fim. As palavras de Major foram valorizadas e compreendidas por todos; três dias depois o velho porco morreu e uma nova etapa na vida dos animais começou: a revolução.

Unidos pelas palavras do Major os animais enfrentaram com bravura o Sr. Jones, chegando mesmo a expulsá-lo da sua quinta, juntamente com todos os outros humanos. Todavia o proprietário da quinta voltou para recuperar o seu património, até trazia ajudantes, contudo acabou por ser derrotado.

Seguidamente, os porcos começaram a tomar conta da quinta, mantendo a ordem e distribuindo tarefas. Foram estabelecidas leis (os sete mandamentos) entre os animais que mais tarde vieram a ser alteradas conforme os interesses daqueles que tomaram o poder. Foram os porcos que o fizeram, pois eram os animais mais inteligentes.

Eles escravizaram os outros animais, enriquecendo à conta do seu trabalho e para usufruírem de mais conforto passaram a viver em casa do Sr. Jones deixando os estábulos. Apoderaram-se também de outras regalias como mais maçãs e ração.

Para agravar o ambiente de escravidão que se vivia, os porcos instruíram os cães, ainda em pequeninos, para os protegerem.

Os porcos ocuparam o lugar dos humanos que tanto odiavam, e passaram a ser desprezados pelos outros animais que transtornados e repugnados com toda esta situação atacaram os porcos na esperança de se fazer justiça.

Inês Simões, n.º14, 8.ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário