terça-feira, 23 de outubro de 2012

Visita guiada ao CRE/BE 5.º B


As turmas do 5.º ano, durante o mês de setembro, vieram até ao CRE/BE para o conhecer!

Sobre esta atividade o 5.º B contou...


Nós gostámos muito de ir à Biblioteca, aprendemos muitas coisas novas e divertimo-nos muito a fazer a actividade.
Na biblioteca da escola podemos ler, ver filmes, ir aos computadores e requisitar livros.
Rossana e Thailynne do 5.º B
 
 
A biblioteca da escola é um espaço educativo com novas formas de aprender. É um espaço reservado. Podemos ir ao computador para pesquisar, ver filmes, ler livros, fazer os trabalhos de casa, fazer trabalhos manuais, ler revistas, ler jornais, ….
Joana Ribeiro do 5.º B
 
 
 
 
Hoje na biblioteca aprendemos que há 6 Áreas. Os computadores (Área de tenologia de informação e Comunicação), Área de Consulta, Área de Atendimento, Área de Produção, Área de leitura Informal e Área de Audiovisuais.
Tiago Correia do 5.º B
Na biblioteca vê-se filmes, requisita-se livros, viaja-se na internet, faz-se os TPC, faz-se trabalhos manuais.
Guilherme Marques do 5.º B
 
Boas Leituras!

domingo, 30 de setembro de 2012

Dia internacional da música



A 1 de Outubro comemora-se o dia internacional da música.

 
Para comemorar esta data selecionámos um conjunto de poemas com a indicação do endereço para ouvires a interpretação musical.






Os Putos
 
Uma bola de pano, num charco
Um sorriso traquina, um chuto
Na ladeira a correr, um arco
O céu no olhar, dum puto.

Uma fisga que atira a esperança
Um pardal de calções, astuto
E a força de ser criança
Contra a força dum chui, que é bruto.

Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos
Mas quando a tarde cai
Vai-se a revolta
Sentam-se ao colo do pai
É a ternura que volta
E ouvem-no a falar do homem novo
São os putos deste povo
A aprenderem a ser homens.

As caricas brilhando na mão
A vontade que salta ao eixo
Um puto que diz que não
Se a porrada vier não deixo

Um berlinde abafado na escola
Um pião na algibeira sem cor
Um puto que pede esmola
Porque a fome lhe abafa a dor.

José Carlos Ary dos Santos
(interpretado por Carlos do Carmo) http://www.youtube.com/watch?v=HQOWrH-ruvA

 
Pescador da barca bela
Pescador da barca bela,
Onde vais pescar com ela.
Que é tão bela,
Oh pescador?

Não vês que a última estrela
No céu nublado se vela?
Colhe a vela,
Oh pescador!


Deita o lanço com cautela,
Que a sereia canta bela...
Mas cautela,
Oh pescador!


Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela,
Só de vê-la,
Oh pescador.


Pescador da barca bela,
Inda é tempo, foge dela
Foge dela
Oh pescador!

Almeida Garrett
(interpretado por Madalena Iglésias) http://www.youtube.com/watch?v=QxQ3LJmmmdw

Lisboa 

Alguém diz com lentidão:
"Lisboa, sabes..."
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
...um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus
e degraus até ao rio.
Eu sei. E tu, sabias?

Eugénio de Andrade
(interpretado pelos Trovante) http://www.youtube.com/watch?v=JXPGmIvth_A


A Baía de Cascais

Na baía de Cascais
Avistei ao longe um barco a arder
Perguntaste porque o sonhava
Olhei ao céu, não pude responder


Vejo o mar nos teus olhos
Ao contar-te velhos quadros
Das viagens, que o mar soube esconder


Eu pinto esta baía assim
E são mil cores ao pé de mim
Nesta baía eu descobri
Tantas imagens perto de mim


Só, no cais
Vou recordar esse teu olhar
à deriva no mar


Lembro o mar nos teus olhos
Ao deixar neste quadro
a saudade, depois de te perder


Eu pinto esta baía assim
E são mil cores ao pé de mim
Nesta baía eu descobri
Tantas imagens perto de mim

MiguelÂngelo
(interpretado pelos Delfins) http://www.youtube.com/watch?v=SbkQij2hF54


Gaivota

Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.

Alexandre O’ Neil
(interpretado pelo  Amália Hoje) http://www.youtube.com/watch?v=BgQeJ6BqRLI


Traz outro amigo também




Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja bem-vindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também
José Afonso
(interpretado por José Afonso) http://www.youtube.com/watch?v=hfKU5pA-CRI


De 1 a 5 de outubro, nos intervalos, vai até ao CRE/BE ouvir interpretações musicais destes poemas.

Boas Leituras!






Dia internacional da música



A 1 de Outubro comemora-se o dia internacional da música.

 

Para comemorar esta data selecionámos um conjunto de poemas com a indicação do endereço para ouvires a interpretação musical.

Hora De Acordar

É hora de acordar, chama o despertador
Toda a casa me chama, o que dava por ficar
Mais meia hora na cama, mas é hora de acordar
É hora de acordar...

É hora de abalar, seis quilos pesa a sacola
É o peso da instrução, chego tarde às horas da escola
Saio de lá cidadão, é hora de abalar
É hora de abalar...


Quem me dera ir à escola, num feliz passo ligeiro
E não com ar de quem vai para a cadeira do barbeiro
Quem me dera ir escola, num feliz passo ligeiro...


Quem me dera perguntar, sem ter medo de errar
Será o sol uma gema, de um ovo por estrelar
Quem me resolve o problema, que é hora de acordar
É hora de acordar...


Quem me dera estar na sala, como quando estou lá fora
Onde tudo me interessa, e o tempo não tem hora
Quem me dera estar na sala,
Como quando estou lá fora...
Quem me dera ir à escola, num feliz passo ligeiro
E não com ar de quem vai para a cadeira do barbeiro
Quem me dera ir escola, num feliz passo ligeiro...

Carlos Tê
(interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=pvyoa8F6apU


Baile Da Biblioteca

 Sou o vosso professor
E sei de um baile de gala
Que se dá todas as noites
Nas estantes da tua sala

Olha Ulisses o Argonauta
A dançar com o mar à proa
Aquele é o senhor Fernando
A dançar com a sua Pessoa


Olha o mestre Gil Vicente
Entre a raínha e o bobo
E aquele à frente é o Aleixo
É o poeta do povo


É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile
É o baile, é o baile, é o baile, é o baile
Da biblioteca


Sai o Zorro de rompante
Numa lombada de couro
A declarar ser migrante
Para a ilha do tesouro


Ao piano o Conde d'Abranhos
Não dá sinais de abrandar
É preciso o sol nascer
Para o baile acabar


Como se anda Dom Quixote
Largando da mão a lança
Vamos dormir criaturas
Que amanhã também se dança

Carlos Tê
(interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=XqSusTogfKw


O Cheiro Dos Livros

O professor de português
Empolgou-se na lição
Tropeçou caíu ao chão
Quase partiu o pescoço
Como aquele sábio grego
Que de tanto olhar o céu
Caíu dentro dum poço

O professor de português
Falava de natação
Dos poemas de Camões
Eu vi toda a epopeia
Senti o cheiro ao mostrengo
Cheirava a sal e a trovões
E a desgostos de sereia


Mas eu quero-lhe dizer
Um segredo verdadeiro
Até o Stör caír
Os livros não tinham cheiro


E eu que não tinha atenção
Era uma nota sofrível
Senti vivo o predicado
Dentro do meu coração
Saltei subí de nível
Fiz-me sujeito acordado
No centro da oração


Ó meu caro professor
Eu quero-lhe agradecer
Ter ganho o meu nariz
Nele vou a toda a parte
É uma força motriz
Vou a Roma e a Paris
Vou à Lua e vou a Marte


Ó meu caro professor...
Carlos Tê
(interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=Za2eFZTz37A


Lágrima de preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
António Gedeão
(interpretado pelos Mente Aberta)  http://www.youtube.com/watch?v=IFEdKy7OOUA




De 1 a 5 de outubro, nos intervalos, vai até ao CRE/BE ouvir interpretações musicais destes poemas.

Boas Leituras!

 


Dia internacional da música


A 1 de Outubro comemora-se o dia internacional da música.

Para comemorar esta data selecionámos um conjunto de poemas com a indicação do endereço para ouvires a interpretação musical.


Caravelas

Cheguei a meio da vida já cansada
De tanto caminhar! Já me perdi!
Dum estranho país que nunca vi
Sou neste mundo imenso a exilada.

Tanto tenho aprendido e não sei nada.
E as torres de marfim que construí
Em trágica loucura as destruí
Por minhas próprias mãos de malfadada!

Se eu sempre fui assim este Mar-Morto,
Mar sem marés, sem vagas e sem porto
Onde velas de sonhos se rasgaram.

Caravelas doiradas a bailar...
Ai, quem me dera as que eu deitei ao Mar!
As que eu lancei à vida, e não voltaram!...
 Florbela Espanca
(interpretado por Marizahttp://www.youtube.com/watch?v=XbVx0hKFX7I


A Fisga
 

Trago a fisga no bolso de trás
E na pasta o caderno dos deveres
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
De escolher o melhor dos dois saberes
 
Co meu pai diz que o sol é que nos faz
Minha mãe manda-me ler a lição
Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz
Faz-me falta ouvir outra opinião
 
Eu até nem sequer sou mau rapaz
Com maneiras até sou bem mandado
Mestre-escola diga lá se for capaz
P'ra que lado é que me viro. p'ra que lado?
 João Monge
 (interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=VuNeDdSw584

A Seita Tem Um Radar
 No meio dos amigos, aprende-se muito mais;
Do que em todos os manuais, histórias de fazer corar;
Coisas da vida reais, que nos querem ocultar
Quando os dias incertos, franzem o seu sobre-olho
E ate os céus mais abertos, nos correm o seu forrolho
Quem é que não nos enjeita,
só a seita, so a seita
 
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação
 
No meio das amigas, aprende-se ainda mais
Vai- se mais longe que os sonhos e que a imaginação
As ciencias naturais, cabem na palma da mão
 
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não ha papão, tudo tem explicação
 Carlos Tê
(interpretado pelos Cabeças no Ar) http://www.youtube.com/watch?v=N8SpLY2Ckd8
 
 
Ser poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca
(interpretado pelos Trovante) http://www.youtube.com/watch?v=VJaNP_jzHRk


De 1 a 5 de outubro nos intervalos vai até ao CRE/BE ouvir interpretações musicais destes poemas.

Boas Leituras!
 
 




 


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leitores do ano 2011-2012

Parabéns aos alunos que requisitaram mais livros, no CRE/BE, durante o ano letivo 2011-2012


2.º ciclo - Diogo Amaral do 5.º C


3.º ciclo - Núria Silva do 8.º E

Boas Leituras!

Bem-vindos!

Visita virtualmente o CRE/BE...

 
 
 
...este espaço é teu!
 
Aparece!
 
Boas Leituras!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

História inter escolas: O Dinossauro e o dragão




No âmbito do projeto "Todos juntos podemos ler...", os professores do Ensino Especial do Agrupamento de Escolas de Alapraia e os seus alunos escreveram e ilustraram uma história. A história foi traduzaida para braille e adaptada para Língua Gestual.




O Dinossauro e o Dragão

Há muito tempo atrás, um dragão chamado Gilberto e um dinossauro chamado Leonardo
Viveram uma grande aventura: visitaram um castelo assombrado.
O castelo tinha uma porta com três fechaduras, mas as chaves estavam guardadas dentro de um cofre guardado por um leão.

O dinossauro pensou distrair o leão enquanto o dragão abria o cofre e retirava de lá as chaves do castelo. Os dois amigos abriram a porta do castelo e viram que lá dentro havia um tesouro maravilhoso! Abriram-no e ficaram espantados com o que lá estava: moedas, jóias e barras de ouro!
Todos contentes, mas cheios de medo dos fantasmas que se dizia que viviam no castelo, pegaram no tesouro e fugiram dali a sete pés.
Com a venda do ouro que estava dentro do tesouro, eles compraram três casarões: uma era uma megadiscoteca; outra era um café com restaurante com uma megaesplanada e finalmente, um casarão com uma megapiscina.
Os dois amigos acharam que precisavam de amigos para encherem a casa da piscina e foram pelo bosque à procura de amigos. Andaram, andaram, andaram, até que foram ter a uma casa onde viviam sete rapazes, que eram todos irmãos. O mais novo, o Tiago, fazia anos, e o dragão teve uma ideia: festejar o aniversário do Tiago na casa da piscina! Todos contentes, foram procurar mais amigos. Andaram, andaram, andaram e foram ter a uma casinha cheia de meninas, que eram todas irmãs. Convidaram-nas para a festa de anos do Tiago, e lá foram todos para casa do dragão e do dinossauro.
Fizeram uma grande festa e decidiram saltar todos para dentro da piscina!
Mas a água da piscina estava gelada e eles ficaram todos com uma valente constipação! Foram todos ao hospital, onde ficaram horas e horas à espera…
A certa altura o dragão Gilberto espirrou e deitou fogo incendiando as cortinas da sala de espera. Felizmente ninguém ficou ferido porque apagaram logo o fogo com os extintores.
Em seguida esses doentes foram levados para outra sala mas o dragão foi para um sítio onde não havia materiais que pudessem arder.
Como o Gilberto e Leonardo eram muito grandes tiveram que ficar numas macas gigantes na entrada do hospital.
Como estes dois monstros, apesar de não serem maus, estavam a assustar toda a gente os enfermeiros decidiram que eles tinham que ser tratados primeiro. Mas quem ia tratar de um dragão e de um dinossauro? ....
Então resolveram chamar um cientista de dinossauros e um veterinário chinês que soubessem o que se devia fazer. Eles trouxeram vários garrafões de um xarope chinês para tratar a tosse e muitos cobertores porque estavam com imensos arrepios de frio.
Às crianças deram xarope normal e depois foram todos mandados para casa para acabar o tratamento. Como não estavam completamente curados, aborreciam-se porque não podiam ir para a piscina.
Como é que se iam divertir? ...
Resolveram brincar aos pais e às mães. As bonecas seriam as suas filhas. Quando pegaram nelas e lhes chamaram filhas elas responderam-lhes. Que susto ….
Nem todos se assustaram com os bonecos que falam, mas o João achou muito divertido e até batizou uma boneca de Diana e um boneco de João, quis ficar com eles.
Decidiram que o Dragão e o Dinossauro ficavam na piscina para se divertirem.
Meu dito, meu feito, este conto saiu perfeito.


FIM

 Aqui podes ver a adaptação desta história para: Língua Gestual e SPC

Boas Leituras!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Leitores do Mês


Parabéns aos melhores leitores de maio!!!


Diogo Amaral, nº8, 5ºC (7 livros)

Núria Silva, nº20ºE (6 livros)


Parabéns às turmas que requisitaram mais livros !!!



2º Ciclo: 5ºC com 125 livros

3º Ciclo: 8ºE com 12 livros


Boas leituras!

Os mais lidos

Eis os livros mais lidos durante o mês de maio:


Callum Ormond foi avisado. Ele tem 365 dias. A contagem decrescente começou…

Na véspera de ano novo, Cal é seguido por um estranho homem que lhe deixa um alerta: “Mataram o teu pai. Vão matar-te. Tens de sobreviver nos próximos 365 dias!” Forçado a uma vida em fuga e com a cabeça a prémio, o fugitivo de 15 anos vê-se sozinho, sem ter quem o ajude. Perseguido pela lei e por criminosos impiedosos, Cal tem de descobrir a verdade sobre a misteriosa morte do seu pai e um segredo capaz de mudar o rumo da história. A quem pode ele recorrer? Em quem pode ele confiar quando parece que o mundo inteiro o quer ver morto? O relógio não para… Cada segundo pode ser o último da sua vida.

Resumo retirado daqui:

                                                     



Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação, da fantasia, do "nonsense" e o da seriedade, da objetividade, do espírito crítico. Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora. Dedicados a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia, este livro cativá-las-á pela irreverência, pelo jogo de palavras, pela cumplicidade com o mundo das crianças. Revela-se, na opinião de muitos professores, como um excelente recurso para os miúdos que não leem.

In

                                                               
 
O rapaz do pijama às riscas conta-nos a história de Bruno, um rapaz alemão de 9 anos, que de repente tem de sair da sua confortável casa em Berlim para ir para uma casa horrível em Acho-Vil. Sem os seus três amigos, só podia brincar com a Gretel, a sua irmã que, segundo ele, era um caso perdido.
No primeiro dia, Bruno viu da janela do seu quarto “uma quinta”( um campo de concentração) cheia de crianças e adultos. Bruno adorava explorar, por isso decidiu ir ver a quinta e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Shmuel, um rapaz de também nove anos de pijama às riscas, e assim se trava uma amizade entre dois rapazes onde uma cerca os divide.
Certo dia, o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim, e Bruno não quer, porque isso significa separar-se do Shmuel. Então, corre a contar ao seu amigo que vai voltar para Berlim e Shmuel refere que o seu pai desapareceu. Bruno diz-lhe que na próxima manhã antes de partir vai ter com ele, passará para o outro lado da vedação e ajudá-lo-á a encontrar o pai, assim será a sua última aventura.
In:
Boas Leituras!